sábado, 19 de abril de 2008

Depois do jovem peregrino se ter livrado da sua condenação, graças ao galo, seguiu viagem com o seu pai. Embora a dona da estalagem ainda gostasse muito dele, aprendeu a lição e deixou-o seguir a sua viagem para S. Tiago de Compostela.

A dona da estalagem não foi a única que teve uma lição, o próprio juiz também teve porque nunca mais julgou as pessoas sem ter provas suficientes.

Daniel, nº14, 5ºC

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Eu sou o máximo!

Octávia é filha de Helena e Hector. Helena é uma actriz famosa (representa Lady Jane numa série americana) e Hector é realizador de filmes.
Octávia anda no Darlinham House (uma escola frequentada por gente com classe, filhos de gente rica). As suas melhores amigas chamam-se Jess e Viv. Octávia tem tudo para seguir uma carreira artística, mas, ao contrário dos seus colegas, ela quer ter uma vida normal, longe das câmaras e jornalistas. Contudo, sua mãe quer que ela seja uma menina famosa e conviva com pessoas ricas, célebres e com classe... e faz tudo por isso.
No Darlinham House toda a gente tem nomes fora do vulgar tipo: Índia, China, Ásia, Flórida, Calipso... e Seth, Phoenix...
Octávia tem horror ao grupo das loiras anãs, cuja chefe é Índia Wither. Todas são loiras, baixas e de olhos azuis e adoram implicar com tudo e com todos, principalmente com Octávia.
Índia tinha intenção de conhecer o Sr. Hector, para isso convidou Octávia para o seu aniversário. A Sra. Helena adorou a ideia da festa e convenceu a filha a ir às compras. Octávia comprou um top de alças em seda e uns sapatos cor de marfim.
No dia da festa, o pai foi buscá-la (os seus pais estão separados mas dão-se muito bem, assim como com o namorado do pai, o Michael). Quando chegaram lá estava a loira-anã-chefe à espera dos convidados. Octávia olhava boquiaberta. Aquilo não era uma casa, mas uma mansão! Quando entrou viu que no jardim havia uma fonte com um anjo de gelo por cima e em cima de todo o jardim uma camada de neve artificial.
Na festa, ela conheceu o homem dos seus sonhos. Chamava-se Alexis. Ficaram logo apaixonados e começaram logo a namorar. Por coincidência, ele era irmão da Índia.
No dia a seguir, saíram fotografias nas revistas do Alex e da Octávia a beijarem-se. Os dias foram passando e Índia ficava cada vez mais fula. No fim acharam que não ia dar certo, por isso se separaram
Inês Faria, nº18, 5ºC

Romeu e as rosas de gelo

Certo dia Zé Painho foi à feira de Baião. Quando regressou a casa trazia uma ovelha com um olho cego. A sua mulher ao ver aquilo ficou muito desiludida. Ele explicou à sua esposa que a ovelha ainda ia dar um carneiro. Passaram-se muitos dias e a ovelha não criava.
Numa noite, ele disse à mulher que a ia vender. No dia seguinte, foi ao estábulo e mudou de opinião. Ficou muito contente, pois tinha nascido um cordeirinho saudável.
Passando muito tempo, Zé Painho levou o cordeirinho para o campo para ele pastar. A certa altura o animal ouviu uns barulhos que pareciam duas campainhas. Muito sobressaltado subiu o muro que cercava o campo e viu uma borrega que, de repente, lhe fixou na testa uma estrela azulada. Ele muito impressionado atirou-se abaixo e caiu sobre uma roseira. Ficou cheio delas e o Zé Painho ao ver aquilo foi para casa cortar-lhe as rosas.
No dia seguinte, foi ao estábulo e viu que o cordeirinho ainda tinha rosas no corpo. Resolveu chamar um médico que disse que era preciso ele tomar muito remédio. Zé Painho não queria ficar com aquela despesa toda e vendeu-o. Os seus novos donos eram ciganos que andavam de terra em terra. Mas também se fartaram e queriam abandoná-lo. Mas voltaram atrás porque no dia seguinte ele estava com duas grandes flores a fazer de chifres.
Nesse mesmo dia, foram para uma festa onde levaram o cordeirinho e dois instrumentos musicais para tocarem. Quando lá chegaram todas as pessoas ficaram especadas a olhar para o cordeirinho. Mas os ciganos não ligaram e começaram a tocar.
Quando já estavam fartos pararam para anunciar que ia haver um leilão. Quem desse mais dinheiro pelo cordeirinho levava-o embora. Quem ganhou foi o senhor Bernardino.
Quando chegou a casa, foi logo mostrar à sua filha que logo lhe perguntou muita coisa a que o pai respondeu.
No dia seguinte o pai foi trabalhar, mas recomendou-lhe que não cortasse as rosas. Ela desobedeceu-lhe. As rosas, passando um pouco, ficaram em gelo. Foi logo comentar com a mãe que, muito preocupada, foi logo para o local. Viu o cordeirinho e a borrega muito felizes, pois ficaram juntos para sempre.
Cláudio Miranda, nº12, 5ºC

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Quem esta aí ?

Era uma noite escura. A avó já tinha dito aos cinco primos para se irem deitar. Mas eles não queriam. A um deles pareceu-lhe ouvir o portão a abrir. João foi espreitar. Quando voltou disse que tinha visto quatro troncos. Os primos foram ver e cada um deles tinha visto uma coisa diferente. O avô estranhou e também foi ver. Disse que tinha visto um autocarro com as luzes apagadas a passar em cima das alfaces. Todos falavam e ninguém se entendia. De repente, ouviu-se um tremendo estrondo. A avó disse que era trovoada e mandou os meninos irem dormir. Mas nessa noite ninguém dormiu.
No dia seguinte, todos foram espreitar no jardim mas já não estava lá nada. De repente, ouviu-se o sino da igreja a tocar de forma estranha. Foram ver e era um elefante com todas as características referidas pelos primos. Todos o queriam, mas ele já sabia o que queria, viver na floresta.

Tintim na América

…Depois de chegar à Europa, o reporter Tintim, dali a uns meses, foi passar férias aos Estados Unidos da América.
Após a sua chegada à cidade de New York, Tintim foi hospedar-se num dos melhores hotéis de lá. No quarto, viu na TV um ladrão a assaltar um banco. Tintim teve de agir, daí ter decidido começar a caça ao ladrão.
Após dois dias, reparou num tipo que era parecido com o assaltante do banco. Tintim seguiu-o até uma barraca na qual se encontravam muitos bandidos conhecidos. O repórter chamou a policia.
Dali a uns minutos a policia e o Tintim entraram dentro da barraca sem fazer barulho. No entanto, um dos ladrões ouviu um pequeno ruído e foi ver o que era. Nesse momento, Tintim deu-lhe um grande soco na cabeça. Milu também entrou em acção, mordendo os ladrões e levando-os até à esquadra da policia onde os bandidos foram presos.
Tintim finalmente gozou as suas férias em segurança, sem ladrões à solta.

Sapos e Saltos Altos

De repente senti um frio, parecia que a Antárctica se tinha deslocado até cá. Até que uma brisa a levou de novo ao seu lugar. Mas nem tudo voltou ao seu lugar, agora eu dançava com o Will, a Miri com o Ralf e a Melissa dançava com o Jefrey, que apareceu na festa por magia. Agora estávamos todos com os amores que não tinham sido descobertos.
O Will parecia-me diferente. Olhava-me de uma forma diferente, especial.
-Estará apaixonado por mim? – Perguntei-me a mim mesma.
Até que o Will me disse.
-Rachel! Eu sei que ainda à pouco acabamos, mas acho que foi uma parvoíce porque eu ainda gosto de ti.
Passados anos, achamos que já namorávamos há muito tempo, por isso decidimos casar.
Chegando ao dia do casamento, eu ia com um vestido bege e o Will com um fato preto.
Já em nossa casa, eu disse ao Will que íamos ter gémeas.
Ana Dias, nº3, 5ºC